Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fumar? - nem pensar.

 Muitas pessoas acham muito normal fumar, mesmo sabendo que é prejudicial á saúde. Mas o cigarro é quase tão perigoso quanto as demais drogas existentes. Veja seus componentes;
  Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol na sua rota de conversão a ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetona - Solvente inflamável.
Ácido cianídrico - Cianeto hidrogenado extremamente venenoso devido à habilidade do íon em se combinar com o ferro da hemoglobina, bloqueando a recepção do oxigênio pelo sangue. Mata por sufocamento.
Acroleína - Composto que possui odor e sabor amargo obtido pela desidratação da glicerina por bactérias.
Alcatrão - Resíduo tóxico cancerígeno que colabora com o vício do mesmo e obstrui as vias respiratórias.
Amoníaco - Composto químico usado em produtos de limpeza.
Arsênico - Composto extremamente tóxico, veneno puro.
Benzopireno - Substância cancerígena que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo.
Butano - Gás incolor, inodoro e altamente inflamável.
DDT - Agrotóxico.
Dietilnitrosamina - Composto que causa lesão hepática grave.
Fenol - Ácido carbólico corrosivo e irritante das membranas mucosas. Potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins.
Formol - Formaldeído, componente de fluído conservante, que causa irritação dos olhos, nariz, garganta e pele, mutagênico e carcinogênico suspeito.
Mercúrio - Causa dor de estômago, diarréia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência.
Metais pesados - Chumbo e cádmio. Causam a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de dispnéia, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono - Gás inflamável, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade por formar com a hemoglobina do sangue um composto mais estável do que ela e o oxigênio, podendo levar à morte por asfixia.
Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.
Nicotina - Alcalóide usado como herbicida e inseticida com cheiro desagradável e venenoso, que constitui o princípio ativo do tabaco. Provoca cancro nos pulmões devido à metilização.
Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno - Hidrocarboneto aromático cancerígeno.
Polônio - Elemento altamente radioativo e tóxico e o seu manuseio requer a utilização de equipamento especial usado com procedimentos restritivos.
 Em média fumar diminui cerca de 8 anos na vida de uma pessoa. Podemos levar esta estatística ainda mais longe.

Ø 10% dos fumantes morrem antes de 55 anos, comparados a somente 4% dos não fumantes.

Ø 28% dos fumantes morrem antes de 65 anos, comparados a 11% dos não fumantes.

Ø 57% dos fumantes morrem antes de 75 anos, comparados a 30% dos não fumantes.

Pense sobre a última estatística. A maioria dos não fumantes vive além de 75 anos. Mas, a maioria dos fumantes está morta a esta idade!

Estas estatísticas não nos dizem quem vai viver ou morrer. Sabemos que 25% de todos os fumantes serão mortos por uma doença causada pelo fumo. Se você ver quatro pessoas fumando cigarro em um restaurante, as chances são que uma delas morrerá pelo fumo. Você só não conseguirá dizer qual delas. "Uma em quatro" é um índice muito alto. Em comparação, a chance de morrer num acidente de tráfego é de somente uma em cinqüenta. A chance de ser assassinado é de 1 em 100. A maioria das pessoas pensam que essas chances são muito altas. Por isso elas usam cintos de segurança ao dirigir e trancam as portas à noite. A maioria dessas mesmas pessoas, entretanto, desejam o risco de uma chance em 4 de morrerem por causa do fumo.

 O fumo mata mais de 400.000 americanos por ano. Isto é mais do que as mortes por álcool, cocaína, heroína, homicídios, suicídios, acidentes automobilísticos, incêndios e aids... COMBINADOS! Imagine que três jumbos bateram matando todos a bordo. Isto seria um acontecimento horrível, trágico, que nunca seria esquecido.
 Por isso, diga 'NÃO' ao fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário